O Instituto Langage cria mais um canal de promoção do campo da linguagem, após anos de eventos, cursos, seminários, congressos e livros, a revista Linguagem virá como um complemento às formas anteriores propostas, com a diferença de trazer um frescor constante, como uma brisa que irá soprar saberes vindos do livre pensar.

Transdiciplinar, como não poderia deixar de ser, a revista contará sempre com a diversidade de leituras sobre um mesmo tema, fazendo contornos ao objeto proposto. A linguagem como campo permite a proliferação de discursos com os mais diversos cortes, oblíquos, paralelos e perpendiculares. O campo recortado poderá conter o todo? Impossível torná-lo todo e tomá-la toda. Ela escapa. As palavras e imagens recobrem e fazem alusão apenas a partes do que ela é. Os sons, cheiros, gostos e toda a cinestesia não representadas nesta revista já nos deixa aquém de qualquer intento global sobre a linguagem. Mas os distintos saberes de disciplinas, por vezes distantes, encontrar-se-ão num mesmo espaço, permitindo ao leitor circular entre as construções dispares em abordagem mas vertidas para um mesmo objeto deste campo.

Falaremos da linguagem com os recursos que ela possibilita e promove, palavras e imagens. Este limite representa as nossas possibilidades de ir o mais longe possĂ­vel com aquilo que herdamos e temos disponĂ­vel.

“O que de teus pais herdastes,

Conquista-o, para fazê-lo teu.”

Fazermo-nos ao tornar nossa a linguagem, fazendo-a, a nossa linguagem entremeada na fala da língua herdada. Falamos da linguagem pelo inesgotável dela na fala. A revista falará da linguagem pelos diversos atores que arriscarão revelar as suas heranças, benditas e malditas, na língua que não diz tudo mas nem por isso cessa de dizer.

A linguagem como campo plural favorece os recortes singulares, mas estes são complexos na sua qualidade. Queremos que a revista seja um lugar de complexidade de diálogos, que amplifique a natureza, por vezes restrita, das questões propostas. Fazê-la cumprir o seu papel será uma tarefa árdua, que só encontrará êxito no compartilhar do trabalho e na dedicação de nossos colaboradores.

A revista Linguagem pretende, apoiada nos critérios rigorosos dos avaliadores de periódicos, alcançar a qualidade que lhe permita receber sempre mais colaboradores. O esforço para criá-la levou muito tempo, alguns anos, e somente com o apoio e incentivo, dos diversos profissionais que aqui se encontram como colaboradores e assinantes, ela pode tornar-se realidade. A todos, em nome do Instituto Langage, muito obrigada.

 

Erika Parlato-Oliveira

Editora CientĂ­fica

PĂşblico:

Todos que se interessam pelo campo da linguagem.

 

Entre em contato conosco
Enviar por whatsapp