Esta coleção acentua um novo olhar sobre o bebê, retirando-o da condição de um ser que sofre passivamente a ação do outro, que é um pré homem, sem linguagem, sem fala, sem representações, quase que inerte à espera de alguém que lhe apresente o mundo e a ele mesmo. O Sapiens marca um lugar de saber deste bebê que circula nesta coleção. O bebê é aqui re-apresentado como capaz de nos ensinar sobre ele e sobre como nós construímos as bases dos nossos conhecimentos.
Sabemos escutar o bebê que nos fala? questiona Marie Claire desde a publicação de seu livro A Linguagem do Bebê, e continua aqui nesta coleção insistindo para que possamos deixar de lado saberes há muito tempo ultrapassados, para nos colocarmos à escuta deste bebê que nos fala.
Bem vindos ao encontro deste bebê dotado de saberes e capacidades extraordinárias!
Clique aqui e assista um vídeo do Reels onde a diretora Érika Parlato-Oliveira fala da coleção
Direção
ERIKA PARLATO-OLIVEIRA é psicanalista e mestre em Linguística (UNICAMP). Doutora em Comunicação e semiótica (PUC-SP). Doutora em Ciências Cognitivas e Psicolinguística (LSCP-EHESS-Paris). Pós-doutora em Psiquiatria Infantil (Universidade Pierre et Marie). Habilitação para dirigir pesquisa (HDR) em Psicanálise na Universidade Paris 7. Profa. de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e da École Doctorale da Université de Paris (Paris 7). Coordenadora do Diplôme Universitaire “Psychisme face à la naissance” na Universidade de Paris (Paris 5). Profa. dos cursos de graduação em Psicologia e em Ciências da Linguagem (Universidade de Paris). Membro da WAIMH, da CIPPA, do ICE e da La cause des bébés (Paris). Co-coordenadora regional do PREAUT Brasil (MInas Gerais). Membro fundador da Associação “La cause des bébés – Brasil”. Coordenadora da Clínica de bebês e seus pais do Instituto Langage. Autora de diversos artigos e revisora de periódicos científicos.