Grupo de Trabalho
Psicanálise e Gênero

Grupo de Trabalho
Psicanálise e Gênero

APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO (GT) PSICANÁLISE E GÊNERO

O GT Psicanálise e Gênero surgiu a partir dos debates envolvendo a clínica e a teoria psicanalítica, sempre em uma posição permanente de questionamento. Inicialmente, as reflexões estavam centradas nas questões intrinsicamente relacionadas ao tema da violência sexual, com especial atenção à violência contra crianças e adolescentes. Com o aprofundamento das discussões, as indagações foram expandidas para a condição das mulheres na sociedade contemporânea e para os diversos tipos de violência que as acometem. Esse movimento levou à fusão do GT Sexualidade Infantil com o GT Psicanálise e Gênero, ampliando as perspectivas de estudo e intervenção. Mantendo uma postura crítica sobre o que já foi produzido no campo da psicanálise a respeito desses temas, o GT segue como um espaço de produção, discussão de casos e trocas entre os psicanalistas membros da formação permanente.

LIVRO (RE)SURGINDO DO SILÊNCIO

O livro “(re)surgindo do silêncio – Produções de mulheres sob(re) violências” surgiu da iniciativa de promover o interesse pela escrita literária e pelas artes visuais, resgatando a criatividade presente em cada mulher por meio de produções em diferentes gêneros, possibilitando o registro de parte suas histórias sob(re) violências.

COORDENAÇÃO

Sergio Lopes Oliveira: Psicanalista. Diretor do Instituto Langage. Editor da Maison d’Édition Langage e da Editora Langage. Correspondente Internacional do Collège Internacional de Philosophie de Paris (1998 a 2002).

MEMBROS

Andrea Lauermann

Clara Affonso da Costa

Daniel Santos

Flavia Oliveira

Ludmila Tavares

Letícia Boratto Monteiro

Mariana Negri

Juliana Braga

Jucimara Nascimento

Vivian Prestes

Entre em contato conosco
Enviar por whatsapp