ESPECIALIZAÇÃO EM PSICANÁLISE:

CLÍNICA PSICANALÍTICA DO BEBÊ

O curso é voltado à profissionais que pretendem atuar na clínica psicanalítica do bebê favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências para a prestação de escuta clínica durante o período do pré-natal, pós-natal e primeira infância. Tem-se como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada das bases teóricas e práticas da clínica psicanalítica voltada para o bebê, desde a gestação até o primeiro ano de vida, nos diversos espaços sociais (instituições de saúde e assistência social, creches e escolas, espaços de lazer e familiar).
O curso está estruturado com temáticas que abrangem a Ética e Bioética, a Linguística e a Semiótica, as Novas Configurações Familiares e a Cultura, a Epigenética e as Neurociências.
Serão abordados conteúdos atuais sobre os saberes do bebê, sensorialidade, aspectos motores, linguagem multimodal, interpretação e intencionalidade. Além disso, conceitos como o aparelho psíquico, o inconsciente do bebê, os transtornos sensoriais e psíquicos são considerados essenciais para esta clínica.

CONTATO
Telefone/WhatsApp: +55 (14) 99721-5548

COORDENADORA

Erika Parlato-Oliveira: Psicanalista. Doutora em comunicação e semiótica (PUC-SP) e em ciências cognitivas e psicolinguística (EHESS-Paris). Pós-doutorada em psiquiatria infantil na Universidade Pierre et Marie Curie – Hospital Pitié Salpêtrière (Paris). HDR (Habilitação para dirigir pesquisa) em Psicanálise na Universidade Paris 7. Vice Presidente da WAIMH-France e da Associação La Cause des Bébés. Membro do conselho administrativo do ICE (Instituto Contemporâneo da Infância – Paris). Coordenadora da clínica do bebê do Instituto Langage. Diretora do Babylab Cereo Phymentin.

PROFESSORES NACIONAIS

Andrea Lauermann

Betânia Parizzi

Carolina do Carmo

Cleide Vitor

Fabiana Oliveira

Galton Vasconcelos

Glaucia Galvão

Isabella Marques

João Gabriel Fonseca

Ludmila Tavares

Sirley Carvalho

PROFESSORES INTERNACIONAIS

Haverá tradução consecutiva

An Jing (China)

Bahia Guellai (FR)

Bernard Golse (FR)

Erika Parlato-Oliveira

Lisa Ouss (FR)

Ghislaine Benjouloum (MA)

Maria Eduarda Salgado (Portugal)

Marie Christine Laznik (FR)

Marie Couvert (Bélgica)

Maya Gratier (FR)

Myriam Szejer (FR)

Silvie Viaux (FR)

O QUE TORNA ESSE PROGRAMA ÚNICO?

TRIPLA HABILITAÇÃO
Cursando os 3 cursos oferecidos ao mesmo tempo, reconhecidos pelo MEC.

HORÁRIO FLEXÍVEL
Aulas quinzenais, sexta-feira das 19h30 às 22h e sábados das 9h às 18h.

INTERATIVIDADE
Turma on-line, com aulas ao vivo.

EXCELÊNCIA ACADÊMICA
Professores renomados, incluindo internacionais, com tradução simultânea.

DISCIPLINAS DO TRONCO COMUM

Estudo das transformações culturais e das possibilidades de configurações familiares que produzem discursos que impactam diretamente no sujeito.

Fundamentos básicos de epigenética: o estudo das alterações nas atividades dos genes e as implicações da epigenética no campo psicanalítico.

Fundamentos básicos de neurociências: o funcionamento do sistema nervoso, o cérebro, as funções cerebrais e suas implicações para a psicanálise.

Apresentação de teorias que possam fundamentar a elaboração de projetos de pesquisa e construção de artigos dentro da linguagem e tratamento científico.

Introdução aos conceitos e teorias fundamentais da Linguística e da Semiótica para a instrumentalização da escuta psicanalítica. Análise das particularidades das expressões do sujeito, seja através da língua, da fala ou do discurso.

Diferentes noções de ética e bioética. Estudo das questões éticas e bioéticas relacionadas à prática clínica em psicanálise, os limites e desafios contemporâneos.

ESPECÍFICAS: CLÍNICA PSICANALÍTICA DO BEBÊ

Pesquisas científicas atuais sobre os saberes do bebê. Intencionalidade. Sensorialidade. Percepção. Produção. O bebê em busca de saberes. O ritmo da construção de saberes.

Enquadre. Transferência. Interpretação do entorno. Participação da família. Escuta do bebê. Reconhecimento do sujeito.

Aspectos da multimodalidade da linguagem, percepção multimodal e produção multimodal. Imitação e provocação. Reflexos e atos intencionais. Criatividade do bebê. A fala dirigida ao bebê. A percepção da língua.

Sentidos da percepção humana: audição, visão, olfato, paladar, tato, sistema vestibular, propriocepção e interocepção. A percepção do mundo e de si mesmo. Instrumentos de avaliação (acuidade e processamento). Desenvolvimento normal (acuidade e processamento).

Estados comportamentais (Prechtl). Escala de Comportamento Pré-natal de Brazelton (controle motor, controle autônomo, estado de consciência, estado de interação social). Movimentos Gerais de Prechtl. Marcos do desenvolvimento motor.

Formação do aparelho psíquico. Teoria da mente. Cérebro e neuroplasticiade. Consciência de si. Singularidade do sujeito.

Diferentes representações culturais do bebê. A parentalidade em diferentes contextos sociais. Parentalidade e bilinguísmo. Vulnerabilidades e novas competências.

Transtornos da audição, visão, olfato, paladar, tato, sistema vestibular, propriocepção e interocepção. Principais sinais de sofrimento psíquico.

Questões éticas da identificação de risco. Diferença entre prevenção e predição.

CONTATO
Telefone/WhatsApp: +55 (14) 99721-5548

REALIZAÇÃO:

Entre em contato conosco
Enviar por whatsapp