Erika Parlato-Oliveira: Psicanalista. Doutora em comunicação e semiótica (PUC-SP) e em ciências cognitivas e psicolinguística (EHESS-Paris). Pós-doutorada em psiquiatria infantil na Universidade Pierre et Marie Curie – Hospital Pitié Salpêtrière (Paris). HDR (Habilitação para dirigir pesquisa) em Psicanálise na Universidade Paris 7. Vice Presidente da WAIMH-France e da Associação La Cause des Bébés. Membro do conselho administrativo do ICE (Instituto Contemporâneo da Infância – Paris). Coordenadora da clínica do bebê do Instituto Langage. Diretora do Babylab Cereo Phymentin.
Estudo das transformações culturais e das possibilidades de configurações familiares que produzem discursos que impactam diretamente no sujeito.
Fundamentos básicos de epigenética: o estudo das alterações nas atividades dos genes e as implicações da epigenética no campo psicanalítico.
Fundamentos básicos de neurociências: o funcionamento do sistema nervoso, o cérebro, as funções cerebrais e suas implicações para a psicanálise.
Apresentação de teorias que possam fundamentar a elaboração de projetos de pesquisa e construção de artigos dentro da linguagem e tratamento científico.
Introdução aos conceitos e teorias fundamentais da Linguística e da Semiótica para a instrumentalização da escuta psicanalítica. Análise das particularidades das expressões do sujeito, seja através da língua, da fala ou do discurso.
Diferentes noções de ética e bioética. Estudo das questões éticas e bioéticas relacionadas à prática clínica em psicanálise, os limites e desafios contemporâneos.
Pesquisas científicas atuais sobre os saberes do bebê. Intencionalidade. Sensorialidade. Percepção. Produção. O bebê em busca de saberes. O ritmo da construção de saberes.
Enquadre. Transferência. Interpretação do entorno. Participação da família. Escuta do bebê. Reconhecimento do sujeito.
Aspectos da multimodalidade da linguagem, percepção multimodal e produção multimodal. Imitação e provocação. Reflexos e atos intencionais. Criatividade do bebê. A fala dirigida ao bebê. A percepção da língua.
Sentidos da percepção humana: audição, visão, olfato, paladar, tato, sistema vestibular, propriocepção e interocepção. A percepção do mundo e de si mesmo. Instrumentos de avaliação (acuidade e processamento). Desenvolvimento normal (acuidade e processamento).
Estados comportamentais (Prechtl). Escala de Comportamento Pré-natal de Brazelton (controle motor, controle autônomo, estado de consciência, estado de interação social). Movimentos Gerais de Prechtl. Marcos do desenvolvimento motor.
Formação do aparelho psíquico. Teoria da mente. Cérebro e neuroplasticiade. Consciência de si. Singularidade do sujeito.
Diferentes representações culturais do bebê. A parentalidade em diferentes contextos sociais. Parentalidade e bilinguísmo. Vulnerabilidades e novas competências.
Transtornos da audição, visão, olfato, paladar, tato, sistema vestibular, propriocepção e interocepção. Principais sinais de sofrimento psíquico.
Questões éticas da identificação de risco. Diferença entre prevenção e predição.
O bebê nas diferentes instituições: condutas e desafios.